Cenário |
Afinal, o que é esse tal de podcast que tanta gente fala? Por que tem tanta gente ouvindo e criando?
Eu lembro de quando a produção de vídeo era uma exclusividade de estúdios de cinema e produtoras de TV. Os equipamentos caseiros eram muito amadores e o resultado não tinha qualidade aproveitável. Então usávamos as câmeras VHS pra brincar com os amigos e fazer vídeos curtos em eventos familiares.
Quando equipamentos profissionais começaram a ficar acessíveis, finalmente privilegiou-se a ideia, o conteúdo. Então, novas iniciativas surgiram em todos os cantos e o YouTube acabou sendo a “casa” de quase todas elas. Hoje o número de canais e produtores de conteúdo audiovisual é imenso. E ganhamos todos em variedade de conteúdo.
Com o rádio foi a mesma coisa. Transmitir um programa para muitos ouvirem necessitava de uma estrutura extremamente complexa e cara. E burocrática, já que é preciso uma concessão municipal da frequência a ser usada para a transmissão - e nem vem ao caso abordar a complexidade dessa transmissão, mas você já deve imaginar que não é nada trivial.
Até que surgiram os podcasts. Hoje em dia, a forma de captação, edição, e compartilhamento é tão acessível que a tendência natural é ver por aí surgindo e se destacando bons conteúdos. Assim, um podcast é um programa pré-gravado o qual você pode ouvir quando e onde quiser.
Como ouvir |
Ah, ok. Entendi o que é. E como eu ouço?
Um podcast é um arquivo de áudio. Sendo assim, qualquer dispositivo que reproduza arquivos de áudio pode reproduzir podcast. Por exemplo, você pode ouvir no seu computador, no seu celular, no seu mp3 player, colocar num pen drive e ouvir até mesmo na sua TV, se ela permitir isso.
Mas a beleza do universo dos podcasts não é simplesmente ouvir, mas assinar os que você mais gosta, porque você receberá as atualizações automaticamente. É como já deixar salvo no rádio do seu carro as estações que você mais gosta.
E deixar salvo, no que se refere a podcasts, significa uma dessas duas coisas:
1) salvar no seu computador os sites que produzem os podcasts que você gosta. O Abacaxi Voador, por exemplo, permite que você cadastre seu email e receba todos os novos conteúdos do site, inclusive o Podcrastinadores, que é o podcast de cinema e séries de TV do Abacaxi. Assim você fica sabendo diariamente quando novos conteúdos são publicados, e entre eles, podcasts.
2) cadastrar os podcasts diretamente no agregador de podcasts do seu celular. Assim, sempre que você estiver com o aplicativo aberto, ele checa por novos episódios em todos os podcasts cadastrados.
E qual maneira de ouvir devo escolher?
Depende do seu perfil pessoal. Se você gosta de ouvir musica no trabalho, você pode passar a ouvir podcasts também enquanto trabalha. Neste caso, você pode visitar regularmente o site abacaxivoador.com.br, por exemplo, clicar no post do podcast, e depois no player do áudio. O player se parece com esse aqui:
Se você gosta de usar o iTunes, você pode clicar e cadastrar o Podcrastinadores automaticamente.
Mas se você gosta de ouvir podcasts na rua, no carro, na academia, ou em qualquer outro lugar longe de um computador, você vai preferir baixar pro seu celular um aplicativo que gerencie podcasts. Ou um agregador de podcasts, que seria o termo mais utilizado pra isso.
A Apple já incluiu no iOS um app pra isso, que é o Podcasts. Basicão, mas funciona legalzinho. Se você quiser usá-lo pra testar, vá em frente. Mas depois que você viciar, talvez queira um aplicativo melhor e mais robusto, como o .
Para Android, uma opção muito elogiada entre os usuários é o BeyondPod.
Em ambos os programas, você tem a opção de procurar podcasts pelo nome deles na busca, ou de cadastrar na mão os feeds.
Feeds? O que é isso?
Feeds são o meio mais eficiente de disponibilizar, baixar e ouvir podcasts. O seu programa só pode ser considerado um podcast se você criou e disponibilizou o feed dele, ou seja, uma forma das pessoas poderem acessar o conteúdo a partir do dispositivo que preferirem. Tecnicamente ele é um índice contendo todo o conteúdo em um formato XML. Mas você não precisa guardar essa informação pra prosseguir.
O que você precisa saber mesmo é que o feed dos Podcrastinadores é esse: http://feeds.feedburner.com/podcrastinadores . E é esse o endereço que você precisa cadastrar no seu dispositivo para que os episódios cheguem até você.
Vamos aos exemplos:
Lista de podcasts já cadastrados no iCatcher | Episódios disponíveis dentro do Podcrastinadores |
![]() |
![]() |
Tela de exibição do episódio S03E07 do Podcrastinadores | |
![]() |
Agora você já sabe o que é, o que ouvir, onde ouvir e como ouvir. Ficou ainda alguma dúvida? Manda ela pra gente nos comentários abaixo que a gente responde!
E não deixem de avaliar o Podcrastinadores . Queremos saber o que você acha do nosso podcast, e como podemos melhorá-lo.