Category Archives: Quadrinhos


Apagão: Cidade sem Lei/Luz


Impossível não notar que algo de bom vem acontecendo na cena de quadrinhos nacionais independentes nos últimos dois ou três anos. Artistas e roteiristas competentes e dedicados estão cada vez mais conquistando espaço. O que é muito legal é que esses caras não são deslumbrados. Tem o pé no chão e boa noção de mercado. O que complementa o bom momento criativo são as iniciativas…

Continue lendo

Heróis do Clima


A linguagem das histórias em quadrinhos, com sua poderosa abrangência, foi muito utilizada como meio de propaganda a partir da década de 30 do século XX, sobretudo em virtude das grandes guerras mundiais. O Capitão América, por exemplo, foi explorado massivamente com esse propósito, e o filme de 2011 sobre o herói mostra bem esse aspecto. Outro uso das HQs que vai além do puro…

Continue lendo

Dois Momentos do Morcegão


Como no último ano eu estava numa fase muito Marvel, resolvi matar minha saudade da DC com duas histórias do Batman que estavam pendentes na minha pilha: O Filho do Demônio e Terra Um. Trata-se de dois momentos distintos e distantes, tanto em termos de data de publicação quanto de cronologia do personagem. O primeiro remonta ao advento do gênero graphic novel, lá pelo final…

Continue lendo

Demolidor, por Mark Waid


No hall de personagens da Marvel, o Demolidor pode não ser tão popular quanto o Homem-Aranha ou o Wolverine, mas tem atraído uma atenção maior que a habitual ultimamente, por conta da divulgação do primeiro trailer da série produzida pela Netflix. Gostei do trailer, mas não é da série que eu vou falar não. Li recentemente as histórias do herói escritas por Mark Waid, publicadas…

Continue lendo

Sean Murphy: Punk Rock Jesus & Café Racer


Punk Rock Jesus estava entre minhas pendências de leitura há quase um ano. A história do primeiro clone de Jesus Cristo criado para a realização de um reality show é um drama humano dos mais envolventes. Sean Murphy, um dos artistas de HQs mais bacanas da atualidade, casa forma e conteúdo com precisão e sensibilidade. Para completar a experiência, tive a oportunidade de encontrar o…

Continue lendo

Violent Cases: Neil Gaiman e Dave Mckean juntos pela primeira vez


Em 1987, o escritor Neil Gaiman e o ilustrador e artista gráfico Dave Mckean trabalharam juntos pela primeira vez. O resultado é a narrativa Violent Cases, que acaba de ter uma belíssima edição lançada no mercado brasileiro pela Editora Aleph. Já nesse primeiro momento de trabalho a sintonia de Gaiman e Mckean é fina. Muito do que a dupla colocou em prática nas décadas seguintes,…

Continue lendo

Você sabe como Lex Luthor ficou careca?


Em um outro artigo postado aqui no Abacaxi, cheguei a mencionar que os Novos 52 demorou quase 2 anos para pegar no tranco. Confesso que estou bem satisfeito com a saga Vilania Eterna que têm surpreendido os leitores com a crueldade de seus vilões. E claro, um dos mais carismáticos é o carecudo Lex Luthor, eterno nêmesis do Homem de Aço. Mas espere...ele nem sempre…

Continue lendo

Homem-Formiga: Primeiras impressões


A primeira vez em que ouvi falar do Homem-Formiga jurava que estavam implicando comigo. Em primeiro lugar, que herói sério seria chamado de Homem-Formiga? E em segundo, como alguém "nascido" no Universo Marvel, não tinha nome e sobrenome que começavam com a mesma letra?! ;P Stan Lee, seu criador, é notório por adorar nomes como: Bruce Banner, Peter Parker, Reed Richards, Sue Storm e a lista…

Continue lendo