O Grande Fora da Lei: O Livro que conta a História da Rockstar


Não sei quanto a vocês, mas quando soube que sairia um livro do GTA, fiquei no mínimo curioso. Sobre o que ele falaria? E não foi pequena a minha surpresa quando vi que era sobre a história do jogo, de como ele nasceu, cresceu com sua franquia bilionária, tornando-se um sucesso absoluto atualmente. É com grande prazer que o Abacaxi traz a resenha deste grande livro.

Quem o trouxe para o Brasil foi ninguém menos que a sensacional Editora DarkSide. Acredito que ela seja conhecida devido ao seu acabamento maravilhoso de suas obras. Atualmente, livros de capa dura com folha mais grossa e resistente são coisas bem raras. Por isso, antes de continuar, gostaria de agradecer a DarkSide pelo trabalho quem eles tem feito. Muito obrigado!

Autor do livro

Autor do livro

Agora vamos ao que interessa. O Grande Fora da Lei foi escrito por David Kushner e conta a história não penas do jogo, mas também de todos os que estiverem envolvidos nele de alguma forma, isso sem falar que conta como nasceu a empresa mais polêmica e revolucionaria da história dos games. Não é nenhuma outra senão a poderosa Rockstar! Os “protagonistas” por assim dizer são: Sam e Dan Hauser e Jack Thompson. Porém, é uma luta onde ambos os lados estão meio errados. “Como assim, meio errados?” Bom, os irmãos Hauser buscam fazer jogos para adultos, mas quando criam algo controverso, em vez de ajudar, escondem-se dentro da empresa e nem procuram mostrar seu ponto de vista. Parecem aquelas crianças que, depois da merda que fizeram, escondem-se achando que não vai dar em nada depois de um tempo. Enquanto que Jack luta contra as pessoas erradas. Seu foco é impedir a venda de jogos para as crianças, porém, em vez de brigar com as grandes lojas (que vende os jogos para crianças), ele ataca as empresas. Sinceramente eu não entendi essa atitude dele.

Eu nunca fui fã de GTA: “Como assim? Você é maluco!?” Antes de jogarem as pedras, vejam o meu lado. Eu acho um jogo bem feito, mas eu sempre perguntava a um amigo porquê era considerado tão bom, e era essa resposta que eu recebia:

“Poxa, eu posso fazer o que eu quiser. Atropelo todo mundo, mato quem eu não gostar. E quanto estou de saco cheio, subo no prédio mais alto e jogo dinamite na cabeça de todo mundo. Como é divertido!”

E como um café quente (Hot Coffee) pode dar tanta dor de cabeça....

E como um café quente (Hot Coffee) pode dar tanta dor de cabeça....

Na boa, eu não acho isso divertido. Matar pessoas e jogar dinamite na cabeça delas é legal? Eu sou maluco, mas nem tanto. Eu gosto de jogos mais focados na história, e o que eu não achava era que GTA fosse assim. Porém, depois de ler o livro, eu vejo que estava enganado. O enredo é um dos focos principais, mesmo que muitos gamers não estejam nem ai para ele (como no caso do meu amigo acima). O trabalho que eles tem com dubladores, com as cenas, carros, armas, prédios, ruas e em tantas outras coisas em seus jogos é surreal. Se não fosse pela Rockstar, não teríamos tido um avanço tão rápido nos jogos, onde a parede entre o real e o virtual está caindo cada vez mais.

“Mas, Rodrigo, e o escândalo do Hot Coffee? Ele foi mostrado?” Sim, meu caro, e muito mais! Vimos os bastidores dele e como aconteceu, isso sem falar de quem é a culpa. Pelo menos foi a essa conclusão que cheguei. Eu gostei muito de o autor ter colocado isso, mostrando inclusive ambos os lados. Tanto Jack Thompson com suas acusações, quanto da Rockstar totalmente perdida e sem saber o que fazer.  E de como não só a empresa, mas o mundo dos games mudou depois disso. Como o autor mesmo fala, ele foi necessário para o amadurecimento tanto do público, como também das empresas.

Para fechar, esse título é obrigatório para todos os fãs não apenas de GTA, mas de todos os jogos criados pela Rockstar. Isso porque mostra como foram feitos os jogos, que eram muito influenciados pelo clima da empresa. Então corra a livraria mais próxima e garanta o seu!

Rodrigo Mesquita
Escritor, gamer, RPGista, devorador de livros, viciado em séries e em HQs.

Veja também no Abacaxi:

  • Game Review: Max Payne 3Game Review: Max Payne 3
  • Game Review: GTA VGame Review: GTA V
  • Driver – San Francisco: Incorporando os Motoristas na Cidade CalifornianaDriver – San Francisco: Incorporando os Motoristas na Cidade Californiana
  • The 100: A Diferença do Livro para a SérieThe 100: A Diferença do Livro para a Série
  • Amigo Secreto de Ano Novo Darkside BooksAmigo Secreto de Ano Novo Darkside Books
  • As Crônicas de Artur: A Melhor Releitura da Lenda do Rei ArturAs Crônicas de Artur: A Melhor Releitura da Lenda do Rei Artur